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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

A separação é uma experiência que
ocorre em todas as fases da vida
humana. Ela começa quando o bebê
deixa o útero materno e entra no
nosso mundo. A partir daí, todas as
suas conquistas representarão novas
adaptações, pois significam o
ingresso no desconhecido e no novo.O início na escola infantil exige um esforço
conjunto da instituição, da família e da
criança. É um acontecimento significativo
para toda a família, que terá dois grandes
desafios pela frente: o ambiente
desconhecido e a separação da mãe.
• Até então a criança conviveu basicamente
com sua família, com a segurança de tudo
ser conhecido.
• Na escola infantil, tudo é novo: espaço,
rotina, pessoas, outras crianças,
alimentação... O ambiente é totalmente
estranho.Alguns cuidados que facilitam o
processo
• Visitar a escola, conhecer o espaço, se
possível em época de aulas para ver as
outras crianças brincando e interagindo
entre elas e com as professoras.
• Quanto à escolha do período, é bom que
se faça em função da criança. Se ela
dorme até mais tarde, deveria ser
matriculada no período da tarde. Se dorme
depois do almoço, o período preferível é o
da manhã.Se possível, o ingresso na escola não
deve jamais coincidir com algum
outro acontecimento importante na
vida da criança (mudança de casa ou
cidade, separação dos pais, a morte
de alguém próximo, ou mesmo o
nascimento de um irmão). Nesses
episódios ela necessita de um tempo
de recuperação, adaptando-se
primeiro à nova situação para depois
adaptar-se à nova escola, é melhor
esperar.• De preferência, a separação deve se
dar aos poucos. É importante que a
mãe deixe claro que não o está
abandonando e voltará para levá-lo
para casa, fazendo o possível para
buscá-lo na hora exata da saída,
sendo honesta com a criança,
despedindo-se dela quando for sair.• A família deve estabelecer limites, dar
noções de autoridade, estimular a
convivência, não prometer recompensas
que não tenham relação com o fato (eu te
dou isso se tu ficares) ou mentir para a
criança dizendo que vai ao banheiro e
desaparecer da escola.
• A possibilidade da separação materna
dependerá muito da atitude emocional da
mãe. Não é possível compreender os
sentimentos de uma criança sem pensar
nos sentimentos que envolvem os pais.• A criança deve sentir que o ambiente lhe
oferece carinho, afeto e segurança,
semelhante ao que sente em casa. A
professora é uma pessoa fundamental na
vida da criança e pode diminuir a
importância da mãe. Esta deverá estimular
seu filho quando ele estiver com medo, e
mostrar-se o mais confiante possível.
• O vínculo com a professora é o objetivo
primordial nesses primeiros dias. É através
dele que a criança se sentirá segura para
interagir na escola.• É você quem vai auxiliar a criança a
familiarizar-se com o novo ambiente,
com a nova rotina, com as outras
crianças.
• É você que, através de
demonstrações de segurança e
tranqüilidade, mostrará que ela é
aceita, respeitada e entendida na
escola – ambiente totalmente novo,
mas preparado e organizado para ela.• Graças à educação em grupo, a
criança desenvolve a receptividade e
a sensibilidade ao mundo exterior;
aprende a vencer a timidez e
insegurança, a colaborar e trabalhar
em equipe, aprende a trocar e
emprestar brinquedos; a conviver
com outras crianças, a defender-se,
se comunicar e se expressar melhor.

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