consultoria

consultoria

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Desenvolvimento da criança - 02 anos e 03 anos

Dos dois anos aos 03 anos ,a criança mostra certa independência, é capaz de realizar atividades mãos complexas e relacionar-se mais facilmente com adultos ou com crianças. Desenvolvimento físico-motor: - Abre e fecha portas (com trinco somente);- Sobe e desce a cama sozinha;- Sobe as escadas colocando os pés em cada degrau; - Corre relativamente bem;- Participa despir-se e descalçar-se;- Rabisca numa folha grande de papel;- Encaixa os cubos em diferentes dimensões. - Continua aprendendo a coordenar o músculos maiores, por meio de atividades repetitivas;- Sente prazer em correr e pular; - No desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);- Geralmente tem controle esfincteriano;- Pode agarrar bolas com as duas mãos; - Pode construir uma torre de 09 a 10 blocos;- Pode abotoar, mas não desabotoar; Desenvolvimento mental - Desenvolvimento Cognitivo: - Identifica algumas cores, embora não cite seus nomes;- Conhece seu próprio nome; - Repete palavras, com alguma correção; - Reconhece objetos de pessoas vistas cerca de dois meses antes; - Forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário; - Começa a formar frases negativas e interrogativas;- Inicia o emprego do “quem”. - Começa a formar sentenças mais longas com três ou quatro palavras;- Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;- Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;- Gosta de inventar nomes para as pessoas e objetos;- Gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;- Pode comparar tamanhos;- Começa a usar números com significados;- Começa a aprender cores e figuras; - A duração da atenção depende do interesse na atividade;- Pode aprender semelhanças e diferenças; - Pode lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas);- Começa a entender direções (embaixo e em cima); - Interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;- Começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);- Pode falar até dez, embora só possa contar dois objetos; - Conta até 5 (por repetição e memorização, sem que isso signifique que compreenda);- Começa a entender o significado de “mais”.- Gosta de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações;- O vocabulário é geralmente de 750 palavras;- Entende e usa palavras abstratas como: em cima, embaixo, agora, depois;- Expressão comum: “eu não sei”;- Ri muito;- Gosta de cantar;- Conversa com adultos, mas sempre está interessada em suas respostas;- Responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada; Desenvolvimento sócio emocional: - Reconhece expressões fisionômicas;- Reconhece a mãe em fotografias; - Compreende ordens negativas e proibições;- Necessitar estar sempre ocupada;- Necessita muito da assistência da mãe ou substituta;- É negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);- Começa o Desenvolvimento Emocional - Pode algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos;- As vezes faz birra; - Pode ter ciúmes duradouro;- Mostra crescer em independência, ressentindo interferências; - Pode expressar raiva por meio de uma atividade física;- Está mais aberta a falar palavras; - Gosta de elogios e aprovação;- Busca mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha; - Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;- Começa a entender o significado de certo e errado; - Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);- Mostra confiança e amor com palavras e ações; - Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser bem reais; - Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro,palhaço,barulho,chuva, etc; - Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos; - Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;- Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono;-Procurar um companheiro para brincar ( sociabiliza)- Pode algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos;- As vezes faz birra;- Pode ter ciúmes duradouro;- Mostra crescer em independência, ressentindo interferências;- Pode expressar raiva por meio de uma atividade física;- Está mais aberta a falar palavras; - Gosta de elogios e aprovação;- Busca mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha; - Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;- Começa a entender o significado de certo e errado; - Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);- Mostra confiança e amor com palavras e ações; - Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser bem reais; - Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc;- Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;- Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação; - Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono; Eliziane Longarai Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glitter Words